sexta-feira, 11 de maio de 2012

Qual o animal mais resistente do mundo?

É um animalzinho chamado Tardígrado ou Urso d'água (como são muito conhecidos). São pequenos invertebrados, mas extremamente resistentes. Seu tamanho varia de 0,05mm a 1mm. Ele pertence a família dos Artrópodes, a mesma família das aranhas e escorpiões. Existem há mais de 500 milhões de anos na Terra e e conseguiram suportar todas as mudanças até hoje.


Ele é tão resistente que consegue aguentar temperaturas superiores a 150 ºC (a água ferve a mais ou menos 100 ºC), isso porque troca toda a água presente em suas células por um tipo de açúcar chamado trialose, que não evapora facilmente. Também suporta o frio extremo, de até -270 ºC (pra se ter ideia, a temperatura mais fria já atingida no universo foi de -273,15 ºC, ou 0 Kelvin).
Suportam a pressão de 6 atmosferas (isso esmagaria um ser humano) e resistem a radiação de mais de 5000 grays (1000 vezes mais do que um ser humano aguentaria). Sua vida é muito curta naturalmente, mas ele tem uma habilidade muito interessante de "desligar" todo o seu metabolismo quando se sente ameaçado. Graças a isso podem viver mais de 120 anos. Eles simplesmente param quase todas as suas funções corporais, permanecendo intactos por anos e anos. Pode até ser congelado completamente e, se descongelado anos depois, permanece vivo!


Também podem sobreviver em vácuo (onde não há nada, nem ar) por dias. Em 2007 a Agência Espacial Europeia enviou um grupinho de tardígrados em uma cápsula para o espaço. Mesmo recebendo raios ultravioletas mil vezes mais fortes do que os sentidos na Terra, a extrema falta de oxigênio e os poderosíssimos raios cósmicos, eles sobreviveram e voltaram vivos. Não só sobreviveram como também conseguiram se reproduzir naquelas condições!

São encontrados em todos os lugares do mundo, até no fundo dos oceanos congelados. Mesmo sendo tão pequenos e praticamente insignificantes para a humanidade, esses seres provaram que não precisa ser gigante para ser poderoso.


Esses animais são realmente incríveis!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário