terça-feira, 5 de junho de 2012

Explicações científicas para as Pragas do Egito

As Dez Pragas do Egito são contadas no Êxodo, da Bíblia. Segundo a mesma, estas pragas foram castigos de Deus para que o Faraó do Egito libertasse os escravos judeus, liderados por Moisés, e impor o nome de um único Deus no Egito. Mas, existem muitos cientistas no mundo todo que acreditam que a Bíblia relata apenas fatos naturais, que foram observados por humanos de mente menos avançada, e por isso acreditavam ser obra de Deus ou um deus. Então estes cientistas tentam a todo custo, usando evidências históricas, provar que fatos divinos bíblicos são apenas fatos científicos.


1.A Praga da Águas em Sangue
Bíblia: Todas as águas do Egito e principalmente do Nilo, a fonte de vida da região, se transformaram em sangue, tornando-a impossível de ser bebida.
Ciência: Cientistas afirmam que todas as pragas do Egito derivam-se uma das outras, e tudo começou com a explosão do vulcão Santorini, que aqueceram as águas e tornaram-as perfeitas para a reprodução das algas pirrófitas, que dão um tom avermelhado a água, um fenômeno conhecido como “maré vermelha”.


2.Praga das Rãs
Bíblia: Deus envia várias rãs, que invadem as casas, palácios e templos.
Ciência: Graças ao aquecimento dos rios, as rãs não podiam mais ficar neles, então saíram para a terra firme.


3.Praga dos Piolhos
Bíblia: Piolhos infestam toda a população do egito, deixando feridas nas cabeças e causando coceiras que levavam à loucura.
Ciência: Segundo cientistas, com a falta de água os animais começavam a morrer e isso espalhava diversas pragas.


4.Praga das Moscas
Bíblia: Assim como os piolhos, nuvens de moscas aterrorizam as populações humanas e animais, espalhando doenças terríveis.
Ciência: A explicação para esta praga é igual a da praga dos piolhos.


5.Praga das Doenças
Bíblia: Os egípcios começaram a adoecer e morrerem devido as doenças misteriosas, com sintomas nunca vistos antes.
Ciência: Essas doenças seriam causadas pelas moscas da praga anterior, e hoje são conhecidas como “peste equina africana”, “peste da língua-azul” entre outras.


6.Praga das Chagas
Bíblia: Feridas enormes e podres surgem nos egípcios, causando até mortes.
Ciência: Essas feridas seriam causadas por uma doença chamada mormo, que é uma doença de cavalo mas que teria se espalhado para humanos graças as moscas, da quarta praga.


7.Praga da Chuva de Pedras
Bíblia: Pedras em chamas caem do céu e destroem as edificações, templos, e estátuas destinadas a deuses do politeísmo egípcio.
Ciência: Essas pedras em chamas seriam as rochas vulcânicas que saíram voando quando o vulcão Santorini explodiu.


8.A Praga dos Gafanhotos
Bíblia: Deus enviou ao Egito nuvens de gafanhotos que comeram todas as plantações da região, exceto as dos judeus, deixando os egípcios com fome.
Ciência: Graças as alterações climáticas e os gases que o vulcão liberou, os gafanhotos que vieram da Etiópia mudaram seu rumo para o Egito.


9.Praga da Escuridão
Bíblia: Segundo a Bíblia, o Sol foi coberto e o Egito ficou em total escuridão por três dias seguidos.
Ciência: Explosões causadas pelo vulcão teriam jogado poeira que cobriram o Sol. Outra teoria seria a das incessantes tempestades de areia nos desertos egípcios.


10.Praga do Anjo da Morte
Bíblia: Moisés alertou aos judeus do seu povo para colocarem sangue de carneiro no batente de suas portas, dizendo que era um sinal. A noite, Deus enviou o Anjo da Morte para o Egito. Em todas as casas que não tinha sangue no batente da porta, ele entrava e matava o filho mais velho da família.
Ciência: Como os alimentos estavam muito escassos as famílias começaram a estocar alimentos. Mas graças as péssimas condições de estoque e as doenças, os alimentos se contaminavam. No Egito Antigo era costume que os mais velhos se alimentassem mais e primeiro, eles se contaminariam mais, chegando a um nível fatal.




                                                             Fenômeno da maré vermelha




No que você acredita? Essa é mais uma famosa batalha entre Ciência e Religião. Mas cada um escolhe no que crer. Se quiserem opinar a respeito usem os comentários!


Até a próxima postagem!

21 comentários:

  1. Mas Deus matou todos os primogemitos...do egito...mas o povo d isrrale foi polpado

    ResponderExcluir
  2. o milagre era justamente Moisés ter a ciência de todos estes acontecimentos, principalmente que a ciência levou ano para saber de tais acontecimentos,
    Waldecir magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Isso sem contar que a ciência também ajudou na compreensão e confirmou o que muito chamam de "mitologia biblíca", como se tudo fosse ficção.

      Excluir
  3. Eu não consigo enxergar "batalha" entre a ciencia e a Religião. Quando se dá ouvidos aos Mandamentos de Deus, a ciência se torna clara e compreensível. Não acredito num Deus mágico, mas acredito num Deus que tem poder sobre todos os elementos da Natureza, cada inteligencia. Acredito num Deus que tem todo o conhecimento de física, química, biologia, matemática, etc. A unica diferença é que quando Ele dá ordens, as inteligencias, por mais simples que elas sejam, O obedecem. Vulcão pode entrar em erupção, lançando pedras em chamas, alterar assim todo o processo natural de acordo com o poder de Sua palavra. Garfanhotos, desviam seu percurso, animais morrem, gerando doenças. O povo de Israel, os que obedeceram aos Seus Mandamentos, foram poupados. Assim como muitos de nós somos poupados de tantos males e doenças por causa da obediência. Não digo estas coisas para que creias em minhas palavras, mas apenas é uma opnião minha de que há união entre o conhecimento secular e o evangelho. Dá pra viver em paz tranquilamente. Inclusive, gosto muito de estudar as escrituras e aprender a ciência em paralelo. Ambos estão intrissicamente ligados. Um forte abraço a todos que postaram e ainda irão postar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito...simplesmente perfeito

      Excluir
    2. Concordo plenamente com VC, pois esses fenômenos da natureza só ocorreram pq Deus permitiu para que o povo fosse livre...tanto q avisava Moisés previamente sobre cada praga antes elas acontecessem. É hora de crer Nesse Deus q tudo pode e servi-lo de todo nosso coração para alcançarmos nossa salvação. Deus abençoe a todos.

      Excluir
  4. Mas este vulcão fica mias próximo da Grécia do que do Egito, então se fosse o caso a Grécia e a Península da Anatólia (Turquia) também teria sofrido com a mesma história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a direção dos ventos também influenciou.

      Excluir
    2. Na verdade foi o vulcao Tera que explodiu.

      Excluir
  5. se fossem causas naturais, pq os escravos não foram atingidos? eu acredito que foi deus, soh que no filme eles nunca chegam à terra prometida, isso me intriga, pq deus falou que ia libertar os escravos e deixou eles morrerem no meio do caminho?

    ResponderExcluir
  6. Eu creio em deus achoo q tudo isso q aconteceu foi verdade amoo meu deus e sou fiel a ele maos quem n crer tem seus motivos, sou fã da novela da red record "os dez mandamentos" então quero saber cada vez mais sobro o Egito e sobre Moisés adorei essa história to cada vez mais interessada �� Deus seja louvado e abençoe cada um de vocês

    ResponderExcluir
  7. Ciência e fé... Um e loucura para o outro..... Mas eu fico com a fé que é através dela que Deus move a ciência até onde ela pode chegar....Deus seja louvado e que os loucos e sabedores deixe sua hipocrisia de lado e pense um pouco sem a razão de que tudo existe uma explicação.... Pq as coisas do altíssimo não são explicadas. Amém

    ResponderExcluir
  8. Ciência e fé... Um e loucura para o outro..... Mas eu fico com a fé que é através dela que Deus move a ciência até onde ela pode chegar....Deus seja louvado e que os loucos e sabedores deixe sua hipocrisia de lado e pense um pouco sem a razão de que tudo existe uma explicação.... Pq as coisas do altíssimo não são explicadas. Amém

    ResponderExcluir
  9. Ciência e fé... Um e loucura para o outro..... Mas eu fico com a fé que é através dela que Deus move a ciência até onde ela pode chegar....Deus seja louvado e que os loucos e sabedores deixe sua hipocrisia de lado e pense um pouco sem a razão de que tudo existe uma explicação.... Pq as coisas do altíssimo não são explicadas. Amém

    ResponderExcluir
  10. acredito que as duas coisas estão conciliadas...Deus é vivo e a ciência existe

    ResponderExcluir
  11. Então a ciência que explique tbm o fato dos hebreus morarem ao lado do êxito ... e não serem atingidos.... hem dona ciências??....

    ResponderExcluir
  12. E porque os hebreus não foram atingidos... morando na terra de gosem.... que ficava ao lado do Egito

    ResponderExcluir
  13. E porque os hebreus não foram atingidos... morando na terra de gosem.... que ficava ao lado do Egito

    ResponderExcluir
  14. Então a ciência que explique tbm o fato dos hebreus morarem ao lado do êxito ... e não serem atingidos.... hem dona ciências??....

    ResponderExcluir
  15. Acredito que se existe um ser supremo , não é nada disso que vemos e ouvimos falar. Está fora da capacidade da imaginação do ser umano.

    ResponderExcluir