terça-feira, 12 de junho de 2012

O caso do Porygon

Fãs da série de animes e mangá Pokémon devem conhecer o personagem Porygon Z. Certa vez, mais precisamente no dia 16 de dezembro de 1997 às 18:30 (horário do Japão), um episódio do anime foi transmitido no Japão, como em qualquer dia normal. Este episódio se chamava "Porygon: O guerreiro virtual" ou originalmente em japonês "Denno Senshi Porygon". Mas algo mudou este dia normal.
Mais de 4 milhões de casas estavam com suas TVs sintonizadas nos canais que estavam passando Pokémon. Em certo ponto do episódio, Pikachu destrói alguns mísseis com seus ataques elétricos, causando diversas explosões de luzes azuis e vermelhas. Neste momento, com o pisca-pisca das luzes, várias pessoas que estavam assistindo começaram a ter dores de cabeça, cegueira, visão ofuscada e alguns até começaram a ter convulsões e ataques epilépticos.
Agências de segurança do Japão anunciaram que cerca de 685 pessoas deram entrada nos hospitais locais, com os sintomas acima. E isso tornou-se a repetir quando um jornal televisivo japonês relatou o caso e exibiu a cena novamente.
Nunca mais o episódio foi transmitido na TV.


Explicação:
Especialistas afirmam que o que aconteceu foi motivado pelas cores vermelho e azul se alternando rapidamente. Isso causou uma reação em pessoas que tinham um tipo raro de epilepsia. Também afirmam que foi usado no episódio uma frequência de luzes e efeitos de brilho que é letal para o cérebro, e consequentemente os olhos e demais partes do corpo.




Houve até uma cena em um capítulo dos Simpsons parodiando este ocorrido. A família Simpson vai ao Japão, e Bart está assistindo um desenho animado japonês de robôs e estes começam a piscar os olhos. De repente as luzes dos olhos do robô fazem com que Bart, Liza e Marge comecem a ter ataques epiléticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário