segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A guerra mais curta da História

Guerras por herança são muito comuns. Sejam elas por bens ou posses. E a guerra mais rápida da história aconteceu por conta disso também! Foi a Guerra Anglo-Zanzibar.

Em Zanzibar, no ano de 1896, o sultão Hamad bin Thuwaini acabou morrendo. Muitos acreditam que ele foi envenenado pelo seu sobrinho, Khalid bin Barghash. E Khalid ainda teve a cara-de-pau de se assumir novo sultão.

Hamad bin Thuwaini

 Khalid bin Barghash

Naquela época, a Inglaterra mantinham o controle da área do Zanzibar. Um tratado entre os dois países estabelecia que os sultões deveriam ter consentimento do cônsul inglês para governar. E, como Khalid era contra o domínio inglês, o consulado se mostrou contra o governo do novo sultão. A Inglaterra deu um tipo de ultimato, para Khalid abandonar o palácio. Como resposta, Khalid declarou guerra e organizou uma defesa no palácio com cerca de 2800 pessoas, entre a sua guarda pessoal, escravos e civis recrutados a força.

Navios de guerra ingleses na costa de Zanzibar

Às 9 horas da manhã do dia 27 de agosto, o praso de Khalid se esgotou. E às 9 horas e 2 minutos a Inglaterra começou um bombardeio ao palácio, usando navios de guerra e canhões.
Às 9 horas e 40 minutos, Khalid se rendeu e foi procurar asilo político no consulado alemão.



Os resultados da guerra que durou apenas 38 minutos foram cerca de 500 pessoas mortas para a defesa de Khalid, e apenas um soldado inglês ferido. Parte do palácio foi destruído, tendo inclusive a bandeira abatida. O iate real foi afundado pela marinha inglesa. A partir daí os ingleses impuseram sultões a sua escolha, tornando Zanzibar um estado-fantoche da Inglaterra.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário